Como avaliar e escolher as melhores feiras e eventos?

Os negócios altamente competitivos, levam muitos organizadores a atrair os expositores com facilidades ou incentivos financeiros. Por outro lado há feiras cuja participação depende de uma fila de espera para a participação de novos expositores e isso acaba por onerar a participação.

A escolha de critérios pautados exclusivamente em obtenção de resultados comerciais, requer uma reavaliação até mesmo na decisão da participação na próxima edição do evento do segmento escolhido.

O expositor terá maior chance de sucesso se procurar obter de antemão, informações relevantes sobre a feira, listadas abaixo, a fim de estabelecer um comparativo entre as vantagens e desvantagens de sua participação em relação aos objetivos traçados pela empresa.

Abaixo, segue alguns tipos de levantamentos e análise de informações que auxiliam a empresa a decidir pela participação ou não em feiras.
Em geral, os dados podem ser coletados junto aos organizadores, às câmaras de comércio, às embaixadas, Apex, Sebrae, etc…. bem como catálogos relativos a edições anteriores, Internet e a imprensa.

Valem também a experiência dos expositores e os contatos comerciais com agentes, representantes, distribuidores, etc…..
– natureza do evento, compatível com seu mercado,
– produtos promovidos no evento (por segmento de mercado),
– número de empresas que expõem tipos similares de produtos,
– distribuição das seções de produtos,
– público-alvo (visitantes profissionais e não profissionais), visitantes comerciais,
– relação de empresas participantes,
– nacionalidade dos expositores,
– tipos de empresas expositoras, importância das empresas expositoras,
– número e origem das empresas estrangeiras,
– número de expositores diretos e indiretos,
– número e identidade dos expositores nacionais,
– status: comercial, industrial ou prestador de serviço,
– volume de negócios gerados em companhias expositoras de porte similar ao seu,

Outras informações importantes que devem ser consideradas:
– relação de feiras concorrentes
– tempo de estabelecimento da empresa promotora no mercado,
– a política de admissão de público no evento,
– formas de divulgação e promoção do evento pelo organizador.
– data de abertura e encerramento do evento
– período de montagem do evento
– características, tamanho e custo médio de montagem dos stands.

Rolar para cima
Fale conosco, nós estamos online!